segunda-feira, 15 de outubro de 2012

As lições de R. Q., Manoel de Barros

Os noivos nos céus de Paris” (1970), de Marc Chagall



Aprendi com Rômulo Quiroga (um pintor boliviano):
A expressão reta não sonha.
Não use o traço acostumado.
A força de um artista vem das suas derrotas. Só a alma atormentada pode trazer para a voz um
formato de pássaro.
Arte não tem pensa:
O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê.
É preciso transver o mundo.
Isto seja:
Deus deu a forma. Os artistas desformam.
É preciso desformar o mundo:
Tirar da natureza as naturalidades.
Fazer cavalo verde, por exemplo.

Fazer noiva camponesa voar - como em Chagall.
Agora é só puxar o alarme do silêncio que eu saio por aí a deformar [...]

Manoel de Barros

Manoel Wenceslau Leite de Barros, (Cuiabá, 19 de dezembro de 1916) é um poeta brasileiro do século XX, pertencente, cronologicamente à Geração de 45, mas formalmente ao Modernismo brasileiro, se situando mais próximo das vanguardas européias do início do século e da Poesia Pau-Brasil e da Antropofagia de Oswald de Andrade. Recebeu vários prêmios literários, entre eles, dois Prêmios Jabutis. É o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade nos meios literários. Enquanto ainda escrevia, Carlos Drummond de Andrade recusou o epíteto de maior poeta vivo do Brasil em favor de Manoel de Barros. Sua obra mais conhecida é o "Livro sobre Nada" de 1996.

Fonte: Livro sobre nada, Manoel de Barros, 1996 - Editora Record. pág. 75



Curiosidade:  uma história ocorrida com Marc Chagall, célebre pintor franco russo. Chagall estava em seu ateliê, quando chega uma senhora para comprar um quadro. E vê um cavalo pintado de azul. Reclama: "Um cavalo azul"? E Chagall responde: "Isso não é um cavalo, minha senhora". "Não? E que animal é"? O pintor encerra: "Animal nenhum. Isto é um quadro."

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