sábado, 5 de julho de 2014

‘O que você gostaria de fazer se o dinheiro não existisse?’, Alan W. Watts



"O que faz você ansiar?
Que tipo de situação ... você gostaria ... vamos supor...
Eu faço isso seguindo em orientação profissional para estudantes. Eles vem até mim e dizem.
"Bem ... nós estamos terminando a faculdade e nós não temos a menor ideia do que queremos fazer."
Então eu sempre faço a pergunta.
"O que você gostaria de fazer se o dinheiro não existisse?"

Como você realmente gostaria de passar a sua vida?

Bem, é tão incrível como a maioria dos estudantes do nosso sistema de educação dizem: ‘Bem… Nós gostaríamos de ser pintores, gostaríamos de ser poetas, gostaríamos de ser escritores. Mas como todo mundo sabe você não pode ganhar dinheiro dessa forma!’
Outras pessoas dizem…’Bem…eu gostaria de viver ao ar livre e montar cavalos’.
Eu digo ‘Você gostaria de ensinar numa escola de equitação?’
Ah… Vamos continuar com isso, o que você quer fazer?
Quando finalmente chegamos a algo que o indivíduo diz que realmente quer fazer eu digo a ele: ‘Faça isso! E ah… Esqueça o dinheiro Porque se você disser que ganhar dinheiro é a coisa mais importante, você vai gastar a sua vida completamente perdendo o seu tempo.
Você estará fazendo coisas que não gosta de fazer, a fim de continuar vivendo que é continuar fazendo coisas que você não gosta de fazer! Que é estúpido!’
É melhor ter uma vida curta que é cheia do que você gosta de fazer, que uma vida longa gasta de forma miserável. E, ainda se você gosta do que está fazendo, e não importa o que seja, você pode eventualmente se tornar um mestre nisso. Essa é a única maneira de se tornar mestre em alguma coisa, estar realmente com isso.
E então você será capaz de ter uma excelente remuneração para o que quer que seja. Portanto não se preocupe muito. Todo mundo… Alguém está interessado em tudo, qualquer coisa que você pode estar interessado, você pode encontrar outras pessoas que estão, mas é absolutamente estúpido gastar seu tempo fazendo algo que você não gosta.
De modo a gastar com coisas que você não gosta, fazer coisas que você não gosta e ensinar seus filhos a seguir o mesmo caminho. Veja, o que nós estamos fazendo é que estamos tendo filhos e os educando a viver o mesmo tipo de vida que estamos vivendo, de modo que podem justificar-se e encontrar satisfação na vida, tendo seus filhos para levar os seus filhos a fazer o mesmo. É como fazer esforço para vomitar e não vomitar – Isso não vai levar a lugar algum!
Então é muito importante considerar a pergunta:
"O QUE EU DESEJO?"

Alan W. Watts

In: “What If Money Was No Object?”


Alan Wilson Watts foi um filósofo, escritor, orador e estudante de religião comparada britânico. Ficou conhecido por introduzir e divulgar a sabedoria oriental para o público ocidental.
Escreveu mais de vinte e cinco livros e muitos artigos sobre assuntos como identidade pessoal, a verdadeira natureza da realidade, consciência elevada, o sentido da vida, conceitos e imagens de Deus. Mas sempre se mantendo aberto e falando apenas do que é absolutamente observável por cada um.

Assista ao vídeo também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly