segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Não sou descendente de escravos, Makota Valdina



"Não sou descendente de escravos. Eu descendo de seres humanos que foram escravizados."
Makota Valdina


HOMENAGEM AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Valdina Pinto de Oliveira, mais conhecida como Makota Valdina, (Salvador, 15 de outubro de 1943) é uma educadora, líder comunitária e religiosa brasileira, militante da liberdade religiosa, como porta-voz das religiões de matriz africana, bem como dos direitos das mulheres e da população negra.
Professora aposentada da rede pública municipal de Salvador, foi membro do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Exerce a função religiosa de Makota (assistente de mãe de santo) do Terreiro Tanuri Junsara, no Engenho Velho da Federação, bairro em que nasceu e cresceu.
Dirigido por Joyce Rodrigues, o documentário Makota Valdina - Um jeito Negro de Ser e Viver, retratou sua vida e recebeu o primeiro Prêmio Palmares de Comunicação, da Fundação Cultural Palmares, na categoria Programas de Rádio e Vídeo. Em 2013, Makota Valdina publicou o livro de memórias intitulado "Meu caminhar, meu viver".


  • Foi homenageada com os prêmios: Troféu Clementina de Jesus, da União de Negros Pela Igualdade (UNEGRO), Troféu Ujaama, do Grupo Cultural Olodum, Medalha Maria Quitéria, da Câmara Municipal de Salvador, e Mestra Popular do Saber, pela Fundação Gregório de Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly