segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Uma criança, um professor, Malala Yousafzai

Malala Yousafzai

"Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo."

Malala Yousafzai


Vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2014

Malala Yousafzai é uma estudante e ativista paquistanesa. Nasceu em Mingora, 12 de julho de 1997. Tornou-se mundialmente conhecida por seu ativismo pelos direitos à educação e o direito das mulheres, especialmente no Vale do Swat, onde o Talibã proíbe meninas de freqüentarem a escola.
No início de 2009, com onze para doze anos de idade, Yousafzai escreveu um blogue sob um pseudônimo para a BBC detalhando sua vida sob o regime do Talibã, suas tentativas de tomar o controle da região, e seus pontos de vista sobre a promoção da educação para mulheres. No verão seguinte, um documentário do The New York Times foi filmado sobre a vida dela, como os militares paquistaneses intervindo na região, culminando na Segunda Batalha de Swat. Yousafzai entrou em destaque, dando entrevistas para imprensa e televisão, foi nomeada para o Prêmio internacional da Criança pelo ativista sul-africano Desmond Tutu.
Em 9 de outubro de 2012, Yousafzai foi baleada na cabeça e pescoço em uma tentativa de assassinato por talibãs armados quando voltava para casa em um ônibus escolar. Nos dias que se seguiram ao ataque, ela permaneceu inconsciente e em estado crítico, mas mais tarde a sua condição melhorou o suficiente para que ela fosse enviada para o Hospital Queen Elizabeth, em Birmingham, Inglaterra, para a reabilitação intensiva. Em 12 de outubro, um grupo de 50 clérigos islâmicos no Paquistão emitiu uma fatwa contra aqueles que tentaram matá-la, mas o Talibã reiterou sua intenção de matar Malala e seu pai.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly