quinta-feira, 5 de agosto de 2010

ACEITAÇÃO - O início da transformação


 A c e i t a ç ã o
O  início da transformação 
Ana  Cristina Pereira 

A primeira  impressão que temos quando ouvimos ou  pensamos em aceitar, seja uma pessoa, um fato ou uma circunstância é de que estaremos nos submetendo ou nos subjugando, desistindo de lutar, sendo fracos.
De verdade,  se quisermos modificar qualquer aspecto da  nossa vida e de nós mesmos, devemos começar aceitando.
A  aceitação é detentora de um poder transformador que só quem já experimentou pode avaliar.
É difícil aceitar uma perda
material  ou afetiva;
 uma dificuldade financeira; 
uma  doença; 
uma  humilhação; 
uma  traição.
Mas a  aceitação é um ato de força interior, sabedoria e humildade, pois existem inúmeras situações que não estão sob o nosso controle.
As  pessoas são como são, dificilmente mudam.
Não  podemos contar com isso. A única pessoa  que podemos mudar, somos nós mesmos,  portanto, se não houver aceitação, o que estaremos fazendo é insensato, é insano.
Ser resistente,  brigar, revoltar-se, negar, deprimir, desesperar,  indignar-se, culpar, culpar-se são reações  emocionais carregadas de raiva. Raiva do  outro, raiva de si mesmo, raiva da  vida. E a raiva destrói, desagrega.
aceitação é uma força que desconhecemos porque somos condicionados a lutar, a esbravejar, a brigar.
Aceitar não é desistir, nem tão pouco resignar-se. Aceitar é estar lúcido do momento presente e se assim a vida se apresenta, assim deve ser.
Tudo está  coordenado pela Lei da ação e reação. 
No instante  em que aceitamos, desmaterializamos situações  que foram criadas por nós, soluções  surgem naturalmente através da intuição  ou  fatos trazem as respostas e as  saídas para o problema. 
Tudo  é movimento. Nada é permanente. 

A  nossa tendência “natural” é resistir,  não aceitar, combater tudo o que nos  contraria e o que nos gera sofrimento.  Dessa forma prolongamos a situação. Resistir  só nos mantém presos dentro da situação  desconfortável, muitas vezes perpetuando e  tornando tudo mais complicado e pesado.
Quando  não aceitamos nos tornamos amargos, revoltados,frustrados,  insatisfeitos, cheios de rancor e tristeza,  e esses padrões mentais e emocionais  criam mais dificuldades, nunca trazem solução.
Aceitar é expandir a consciência e encontrar respostas, soluções, alívio. Aceitar é o que nos leva à Fé.
É fundamental entender que aceitar não significa desistir e seguir adiante com otimismo.
Ter  muitos propósitos a serem atingidos é  nossa atitude saudável diante da vida. 
Aceitar se refere ao momento presente, ao agora. 
No instante  que você aceita, você se entrega ao que a vida quer-lhe oferecer. Novas idéias surgem para prosseguir na direção desejada, saindo do sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly