quinta-feira, 5 de junho de 2014

Estou lutando pela humanidade, Chico Mendes

Chico Mendes

“No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiros, depois pensei que estava lutando para salvar a floresta amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade”.
Chico Mendes
Vida dedicada em defesa do meio ambiente 

Dia Mundial do Meio Ambiente

Chico Mendes (Francisco Alves Mendes Filho) foi líder seringueiro, sindicalista e ativista ambiental.  Nasceu na cidade de Xapuri (estado do Acre) no dia 15 de dezembro de 1944. Trabalhou na região da Amazônia, desde criança, com seu pai, como seringueiro (produzindo borracha). 
Sob sua liderança, a partir de 1985 surge a "União dos Povos da Floresta", que busca unir interesses de índios e seringueiros em defesa da floresta amazônica, propondo a criação de reservas extrativistas com preservação das áreas indígenas e da própria floresta, garantindo ao mesmo tempo a reforma agrária desejada pelos seringueiros. Em 1987, Chico Mendes leva as denuncias sobre a devastação da floresta e a expulsão dos seringueiros ao Senado norte-americano e à reunião do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que ganham repercussão internacional. A partir de então os financiamentos internacionais aos projetos devastadores da floresta são suspensos, implantando-se as primeiras reservas extrativistas no Acre. Chico Mendes recebeu vários prêmios e reconhecimentos, nacionais e internacionais, como o prêmio "Global 500" oferecido pela ONU, em 1987, em defesa da ecologia. Ameaçado e perseguido por fazendeiros e políticos, acusado de prejudicar o "progresso" do Estado, Chico Mendes foi assassinado em 22/12/1988.
O ambientalista Chico Mendes é declarado Patrono do Meio Ambiente Brasileiro em 12/12/2013. (Lei 12.892/13).

http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2013/lei-12892-12-dezembro-2013-777679-publicacaooriginal-142308-pl.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly