sexta-feira, 6 de junho de 2014

A morte da floresta, Dorothy Stang

Dorothy Stang


"A morte da floresta é o fim da nossa vida."
Dorothy Stang
Ativista ambiental

Dorothy Mae Stang conhecida como Irmã Dorothy foi uma freira norte-americana naturalizada brasileira.
Em 1966 iniciou seu ministério no Brasil, na cidade de Coroatá, no Estado do Maranhão. Irmã Dorothy estava presente na Amazônia desde a década de setenta junto aos trabalhadores rurais da Região do Xingu. Sua atividade pastoral e missionária buscava a geração de emprego e renda com projetos de reflorestamento em áreas degradadas, junto aos trabalhadores rurais da Transamazônia. Seu trabalho focava-se também na minimização dos conflitos fundiários na região. Atuou ativamente nos movimentos sociais no Pará.
A sua participação em projetos de desenvolvimento sustentável ultrapassou as fronteiras da pequena Vila de Sucupira, no município de Anapu, no Estado do Pará, a 500 quilômetros de Belém do Pará, ganhando reconhecimento nacional e internacional.
Ativista ambiental e da causa dos trabalhadores rurais. Foi assassinada  em Anapu (PA), em 12 de fevereiro de 2005, com seis tiros.
No cenário dos conflitos agrários no Brasil, seu nome associa-se aos de tantos outros homens, mulheres e crianças que morreram e ainda morrem sem ter seus direitos respeitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly