terça-feira, 24 de setembro de 2013

As cores do Taj Mahal




O Taj Mahal é considerado por muitos arquitetos, no mundo inteiro, como uma das mais belas construções de todos os tempos. Situa-se na cidade indiana de Agra, sendo o mais conhecido dos monumentos do país. Foi classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno, em 2007. 
Em 1632, o imperador mongol Shah Jahan mandou erguer em Agra, na Índia, um mausoléu de mármore e pedras preciosas em homenagem à amada, Mumtaz Mahal, a quem chamava de ("A joia do palácio") que morreu ao dar à luz ao seu 14º filho. Mais de 20 mil homens empenharam-se durante 22 anos na construção do monumento, projetado por arquitetos renomados trazidos de diversas partes do mundo Árabe. Para muitos, o Taj Mahal supera em beleza e arte algumas das chamadas Sete Maravilhas do mundo antigo.
Desenho de flores, construídos com pedras coloridas semipreciosas incrustadas no mármore, decoram o interior, onde esta o sarcófago. Citações do Alcorão adornam as paredes externas, entre elas uma que convida os “puros de coração”a entrar nos “jardins do paraíso”. As ambições de Shah Jahan iam além. Para guardar seu corpo, pretendia construir do outro lado do rio um mausoléu de mármore preto, unido ao da amada por uma ponte. Mas antes foi deposto pelo filho Aurangzeb. O corpo de Shah Jahan repousa junto com o de Mumtaz, no Taj Mahal. 


As cores do Taj Mahal

As cores mudam conforme as diferentes horas do dia e as estações do ano.
Como uma joia, o Taj Mahal cintila de noite ao luar, quando as pedras semi-preciosas incrustadas no mármore branco do mausoléu principal recebem a luz da Lua.
O Taj Mahal é rosado durante a manhã, branco leitoso durante a tarde e dourado ao luar.
Estas mudanças no aspecto do monumento são interpretadas como uma metáfora para as constantes mudanças de humor de uma mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly