terça-feira, 14 de outubro de 2014

Se não agora, então quando?, Kailash Satyarthi


Kailash Satyarthi


"Se não agora, então quando? Se não você, então quem? Se somos capazes de responder a estas perguntas fundamentais, então talvez possamos acabar com a mácula da escravidão humana." 

Kailash Satyarthi


Vencedor do Premio Nobel da Paz de 2014


Nascido em 11 de janeiro de 1954, Satyarthi está na linha de frente, há 30 anos, nas ações contra o trabalho e a exploração infantis em seu país, onde a prática é comum.
Satyarthi, natural do estado indiano de Madhya Pradesh e engenheiro de formação, lidera a organização Global March Against Child Labor (Marcha Global contra o trabalho Infantil), um conjunto de 2.000 grupos sociais presente em 140 países.
O vencedor do Nobel da Paz vive de maneira modesta e sempre manteve a discrição, inclusive em seu país.
"Agradeço ao comitê Nobel por este reconhecimento do sofrimento de milhões de crianças", disse o premiado, antes de afirmar que estava "encantado" com a notícia, segundo a agência Press Trust of India (PTI).
Ele atribuiu sua vitória à "viva e vibrante" democracia da Índia.
Ao falar sobre a organização Global March Against Child Labor, Satyarthi celebrou: "Algo que nasceu na Índia cresceu e agora é um movimento mundial contra o trabalho infantil", declarou.
O ativista também fundou a RugMark, organização muito conhecida no cenário internacional que "etiqueta" os tapetes produzidos no país sem o uso de trabalho infantil.
Satyarthi afirma que sua consciência social despertou quando, aos sete anos, viu uma criança de sua idade, na porta do colégio, ajudando o pai a lustrar sapatos.
Ao observar muitas crianças trabalhando, ao invés de frequentar a escola, Satyarthi percebeu que era urgente resolver o problema, o que o estimulou a abraçar a causa.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly