terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Spiral Jetty, Robert Smithson


Spiral Jetty de Robert Smithson, é uma escultura em espiral feito de pedras basálticas e terra que adentra o mar com um comprimento de 457,2 metros e largura de 4 metros. Localizado em Great Salt Lake, Utah, nos Estados Unidos, o caminho foi feito em 1970 e é preservada até hoje.

 O Land Art (arte da terra, da paisagem) talvez não possa ser chamado de um movimento artístico, mas foi uma forma de expressão que rompeu com museus e galerias. Isso porque esta arte usa como ferramenta a própria natureza, a própria paisagem se torna a moldura para a arte, e a arte a moldura da paisagem. Os materiais usados variam de pequenas folhas até pedras, elementos muitas vezes em seu estado bruto (daí é possível concluir uma relação com a Arte Povera). A “arte da paisagem” é exposta em desertos, praias, montanhas, mares e campos. Muitas vezes algumas obras desaparecem com o tempo devido a erosões e mudanças naturais. Logo, é muito difícil presenciar uma obra dessas, e seus rastros acabam aparecendo apenas em fotos e filmagens.


Robert Smithson (1938-1973) Pintor e escultor norte-americano. Nasceu em Passaic. É um dos nomes mais relevantes e intrigantes da história da arte do século 20 por explorar diferentes gêneros e mídias. Estudou no ‘Art Students League’ em Nova York. Seus projetos saíram dos museus e das galerias de arte, propondo outro modo de relacionar a arte com o espaço físico no contexto da chamada ‘Earth Art’.


 "A espiral é um círculo espiritualizado. Na forma de espiral, o círculo, desenrolado, deixou de ser vicioso, que tem sido posto em liberdade." Vladimir Nabokov

 Leia mais

http://www.robertsmithson.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly