sábado, 13 de maio de 2017

A vida é bela, Dominique Glocheux



A vida não é um ensaio de teatro. Só se vive uma vez. Você jamais terá outra oportunidade de viver este momento. Nem qualquer dos seguintes. Então é melhor levar a vida numa boa. Ver a vida cor-de-rosa. As ideias mais simples são as mais fortes. O ideal seria poder colar asas de anjo em nossas costas para voar bem alto. Para longe de tudo o que não está bom. Para finalmente ficar nas nuvens. Nadar na felicidade. Durante a vida toda, a vida toda. Posso lhes emprestar minhas asas quando quiserem... mas cuidado com a queda! Porque as primeiras asas que conseguiram me fazer voar de verdade em direção à felicidade foram as que um dia brotaram na minha cabeça. Era sem dúvida tudo o que me restava a fazer: um motorista afobado tinha me quebrado todo. Eu fiquei preso à cama incapaz de fazer qualquer movimento. Como uma borboleta presa na coleção de um entomologista. Sem me mexer. Com a mente invadida de borboletas negras. Muitos meses depois, nasceu a primeira borboleta cor-de-rosa. Depois outra. Depois mais outra. Logo eram centenas. E minha vida inteira mudou.
Cabe a você reconstruir suas próprias borboletas. A seu modo. E deixar o feitiço agir. Deixá-las se colorirem de rosa e se multiplicarem em sua cabeça: dar asas a seu espírito, dar asas a suas borboletas. E será sua vez de sentir as asas brotarem. Não será mais preciso colá-las, você vai decolar por si só, sem esforço como num passe de mágica.
Devemos urgentemente aprender a escutar nosso próprio coração, a reencontrar nossos pontos de referência, nossas raízes.
Levar o tempo que for preciso para compreender, para assimilar. Para redescobrir o verdadeiro valor das coisas simples, das pequenas coisas insignificantes que fazem toda a diferença.
Conquiste sua felicidade, torne sua vida mágica. A felicidade é contagiosa, todos a sua volta serão beneficiados. Como uma chuva de pétalas de rosa.
Por que não decidimos transformar o mundo, a vida?
Inaugurar uma nova maneira de viver, relações mais humanas, leves como as borboletas.
Você talvez conheça a teoria do climatólogo Edward Lorenz, o Efeito Borboleta: uma borboleta que bate asas no Brasil pode desencadear um ciclone do outro lado mundo. Então imagine o efeito de uma infinidade de borboletas. De dez, cem, mil, milhões de borboletas! Cor-de-rosa. Todas cor-de-rosa...
Desejo-lhe um bom vento, borboleta. E, principalmente, uma vida boa, uma vida bela...
Dominique Glocheux
( trecho do livro A VIDA É BELA, editora sextante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly